Pular para o conteúdo principal

Knife e Edge Slide no Blender 2.60



Modelando alguns objetos, precisei manipular faces por meio de cortes e movimentar arestas sem modificar o formato de dos objetos. Isso só é possível por meio da ferramenta knife e Edge Slide. Porém desde o blender 2.50 a forma de acessar essas ferramentas mudou um pouco e é isso iremos ver neste post.






Knife

Na versão 2.49 quando se teclava "k", logo mudava o cursor do mouse para ferramenta de corte, mas no blender 2.60 funciona assim:

Selecione a face que deseja cortar. Depois  e tecle "k+arraste o mouse".




O resultado provavelmente deve ser esse abaixo. As arestas ficarão desalinhadas e desajustadas.



Pra corrigir isso, a nova versão vem com uma ferramenta para ajusta as arestas. Basta teclar "F6" logo após o primeiro corte e aparecerá a janela abaixo com as opções de ajuste.





 O resultado será igual ao abaixo:

 



Edge Slide


Essa dica é pra quem ainda não a conhece. Por exemplo se você faz uma divisão no meio de um objeto parcialmente cilindrico e depois usar os metodos convencionais para mover a divisão para o topo, certamente você vai modificar a forma do objeto.   A Edge Slide serve para movimentar arestas sem modificar a forma do objeto.

Para usar o edge slide você deve selecionar as arestas a serem movimentadas e teclar "ctrl+e" que exibirá um menu contendo a opção Edge Slide, clique nele.




O resultado será igual abaixo. O cilindro não perde sua forma após a movimentação das arestas.
 



Aproveite a dica e até a próxima.

Postagens mais visitadas deste blog

Librecad- Um cad Open Source

O Desenvolvedor do Librecad lançou a algumas semanas a versão 1.0 Beta da ferramenta e foi disponibilizada tanto para linux quanto para windows. Conheça uma pouco mais sobre essa ferramenta cad.

Trabalhando com Fontes no Ubuntu

Algo muito importante quando vai se trabalhar com editoração gráfica é o uso de fontes (tipos de textos). Seja no windows ou em linux. Há milhares de sites que disponibilizam fontes gratuitas na internet. O problema é quando você vai mudar de plataforma. Exemplo , quando alguém faz um documento word ou uma ilustração no inkscape no windows e envia pra outra pessoa que precisará abrir  no ubuntu, que não possue essas fontes,  ele irá usar fontes semelhantes, mas o efeito não será o mesmo. Neste caso teremos que instalar as fontes que ubuntu não possui. É isso que faremos neste artigo.