Pular para o conteúdo principal

Blender via PPA



Sempre vejo alguns tutoriais na internet informando como instalar o blender no ubuntu. A verdade é que existe um versão no repositório oficial, mas ainda é a versão 2.49. Aqui eu mostrarei como instalar via ppa em poucas linhas. Sem precisar compilar nada em sua máquina para obter a versão mais recente.






Só lembrando que PPA não é um repositório official e portanto existe uma série de problemas de segurança relacionado a esse processo. Você pode encontrar vários debates em forums a fora sobre o assunto. Porém ele é uma grande fonte de aplicativos e um meio fácil onde seus desenvolvedores podem disponibilizar seus softwares de forma rápida pré-compilada para versões do seu ubuntu.


Deixando a polemica de lado vamos ao que interessa, basta digitar no terminal os comando abaixo.

sudo add-apt-repository ppa:cheleb/blender-svn
sudo apt-get update
sudo apt-get install blender

A desvantagem de usar esse repositório é que  ele sempre traz as versões mais recentes e instáveis do Blender. Isso pode ser um problema se você estiver em ambiente de produção. Você pode colocar um projeto a perder se usar uma versão instável.

Pra evitar de ter que instalar cada dependência necessária, você pode instalar a versão oficial do blender que esta no repositório e simplesmente baixar a versão mais recente direto do site do Blender, descompactar em uma pasta qualquer e executar-lo de lá. Assim você só terá a versão que você quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Knife e Edge Slide no Blender 2.60

Modelando alguns objetos, precisei manipular faces por meio de cortes e movimentar arestas sem modificar o formato de dos objetos. Isso só é possível por meio da ferramenta knife e Edge Slide. Porém desde o blender 2.50 a forma de acessar essas ferramentas mudou um pouco e é isso iremos ver neste post.

Librecad- Um cad Open Source

O Desenvolvedor do Librecad lançou a algumas semanas a versão 1.0 Beta da ferramenta e foi disponibilizada tanto para linux quanto para windows. Conheça uma pouco mais sobre essa ferramenta cad.

Trabalhando com Fontes no Ubuntu

Algo muito importante quando vai se trabalhar com editoração gráfica é o uso de fontes (tipos de textos). Seja no windows ou em linux. Há milhares de sites que disponibilizam fontes gratuitas na internet. O problema é quando você vai mudar de plataforma. Exemplo , quando alguém faz um documento word ou uma ilustração no inkscape no windows e envia pra outra pessoa que precisará abrir  no ubuntu, que não possue essas fontes,  ele irá usar fontes semelhantes, mas o efeito não será o mesmo. Neste caso teremos que instalar as fontes que ubuntu não possui. É isso que faremos neste artigo.