Pular para o conteúdo principal

Trabalhando com Fontes no Ubuntu

Algo muito importante quando vai se trabalhar com editoração gráfica é o uso de fontes (tipos de textos). Seja no windows ou em linux. Há milhares de sites que disponibilizam fontes gratuitas na internet.

O problema é quando você vai mudar de plataforma. Exemplo , quando alguém faz um documento word ou uma ilustração no inkscape no windows e envia pra outra pessoa que precisará abrir  no ubuntu, que não possue essas fontes,  ele irá usar fontes semelhantes, mas o efeito não será o mesmo.

Neste caso teremos que instalar as fontes que ubuntu não possui. É isso que faremos neste artigo.


Além tratar neste artigo de como instalar fontes windows no ubuntu, tratarei também como instalar outros tipos de fontes manualmente.
Para instalar fontes windows no ubuntu é mais simples do que parece, graças repositório ubuntu que já permite essa instalação.

Antes, vá em gerenciador de pacotes synaptic> configurações> repositorios >outros softwares e marque as seguintes opções.



Entre no terminal do ubuntu e digite:

sudo apt-get update

Os passos anteriores são necessários caso você tenha optado por não usar produtos de terceiros na instalção. Na versão 11:10 Será necessaŕio instalar o synaptic, pois ele não vem mais com a distrubição.
Agora para instalar fontes windows basta executar no terminal do ubuntu o comando abaixo:

sudo apt-get install msttcorefonts x-ttcidfont-conf


Durante a instalação será pedido um confirmação para aceitação dos termos da licença das fontes e pra instalar tem que aceitar pressionando enter.


Agora pra instalar fontes que você baixou da internet manualmente no ubuntu você deve primeiro digitar no terminal o comando abaixo pra ficar mais pratico o famoso ctrl+c/ctrl+v.

sudo nautilus

Nesse momento você usa o nautilus com permissões de root para copiar suas fontes para a para o caminho /usr/share/fonts/truetype ou em  /usr/share/fonts/truetype/msttcorefonts/


Para que o sistema enxergue suas fontes digite o comando a baixo:

fc-cache -f -v

O repositório ubuntu dispões de uma série de fontes que podem ser instaladas. Basta procurar no synaptic por ttf.  

Apesar do meu blablabla os passos são poucos e agora você pode usufruir de suas fontes.




Postagens mais visitadas deste blog

Ton Roosendaal sai em favor da liberdade da internet

O presidente da Fundação Blender (Holanda) de software de mesmo nome, se manifestou em favor dos protestos que estão ocorrendo no mundo contra as leis que ferem a liberdade da internet. Veja parte do texto traduzido abaixo. Ton Roosendaal escreve:      " Blender Foundation é para uma internet aberta e livre , e está preocupado sobre como proteção de direitos autorais está colocando em risco direitos digitais na UE e nos EUA.      Eu estou apoiando integralmente os protestos de hoje contra o projeto SOPA que possam ser aceito nos EUA. Com Blender Foundation sendo estabelecida nos Países Baixos , gostaria de enfatizar que idéias semelhantes ou já foram ou estão sendo estabelecidas lobbied aqui e em outros países europeus .. " Para mais detalhes acesse o link do site blender.

Ubuntu TV - No embalo da demanda

Seguindo um formato que chegou para ficar. A canonical lançou em Las Vegas seu projeto embarcado de sistema para TVs digitais com foco em vídeos por demanda. O Ubuntu TV. O projeto visa atingir os USA e China. confira o vídeo   Isso que significa que pra quem produz animações em formato opensource talvez tenha exibição garantida em tvs que rodem Ubuntu TV.

Knife e Edge Slide no Blender 2.60

Modelando alguns objetos, precisei manipular faces por meio de cortes e movimentar arestas sem modificar o formato de dos objetos. Isso só é possível por meio da ferramenta knife e Edge Slide. Porém desde o blender 2.50 a forma de acessar essas ferramentas mudou um pouco e é isso iremos ver neste post.