Pular para o conteúdo principal

Librecad- Um cad Open Source

O Desenvolvedor do Librecad lançou a algumas semanas a versão 1.0 Beta da ferramenta e foi disponibilizada tanto para linux quanto para windows. Conheça uma pouco mais sobre essa ferramenta cad.



O Librecad é uma ferramenta oriunda de outro projeto chamado Qcad da Ribbonsoft que mantinha uma versão paga e continuada para Windows e outra livre e descontinuada, mas de código aberto para linux baseado em linguagem qt3.

qcad


O projeto foi adotado e chamado por um tempo de Caduntu, porém a comunidade achou inadequado, pois o nome dava a entender ser mais uma distro do ubuntu. Então o projeto foi batizado de Librecad.

Librecad

Hoje o projeto virou totalmente opensource e já conta uma comunidade ativa que está levando as atualizações adiante.

O Librecad abre e salva em formato dfx. Para os que já tem familiaridade com ferramentas cad, essa ferramenta é uma mão na roda e além de tudo sempre será free.

o site do projeto é http://librecad.org/

Instalação


No ubuntu a instalação é bem simples

sudo add-apt-repository ppa:librecad-dev/librecad-daily
sudo apt-get update && sudo apt-get install librecad


No windows basta baixar o instalador no site e mandar ver em "próximo".

Postagens mais visitadas deste blog

Ton Roosendaal sai em favor da liberdade da internet

O presidente da Fundação Blender (Holanda) de software de mesmo nome, se manifestou em favor dos protestos que estão ocorrendo no mundo contra as leis que ferem a liberdade da internet. Veja parte do texto traduzido abaixo. Ton Roosendaal escreve:      " Blender Foundation é para uma internet aberta e livre , e está preocupado sobre como proteção de direitos autorais está colocando em risco direitos digitais na UE e nos EUA.      Eu estou apoiando integralmente os protestos de hoje contra o projeto SOPA que possam ser aceito nos EUA. Com Blender Foundation sendo estabelecida nos Países Baixos , gostaria de enfatizar que idéias semelhantes ou já foram ou estão sendo estabelecidas lobbied aqui e em outros países europeus .. " Para mais detalhes acesse o link do site blender.

Ubuntu TV - No embalo da demanda

Seguindo um formato que chegou para ficar. A canonical lançou em Las Vegas seu projeto embarcado de sistema para TVs digitais com foco em vídeos por demanda. O Ubuntu TV. O projeto visa atingir os USA e China. confira o vídeo   Isso que significa que pra quem produz animações em formato opensource talvez tenha exibição garantida em tvs que rodem Ubuntu TV.

Knife e Edge Slide no Blender 2.60

Modelando alguns objetos, precisei manipular faces por meio de cortes e movimentar arestas sem modificar o formato de dos objetos. Isso só é possível por meio da ferramenta knife e Edge Slide. Porém desde o blender 2.50 a forma de acessar essas ferramentas mudou um pouco e é isso iremos ver neste post.