Pular para o conteúdo principal

Blender via PPA



Sempre vejo alguns tutoriais na internet informando como instalar o blender no ubuntu. A verdade é que existe um versão no repositório oficial, mas ainda é a versão 2.49. Aqui eu mostrarei como instalar via ppa em poucas linhas. Sem precisar compilar nada em sua máquina para obter a versão mais recente.






Só lembrando que PPA não é um repositório official e portanto existe uma série de problemas de segurança relacionado a esse processo. Você pode encontrar vários debates em forums a fora sobre o assunto. Porém ele é uma grande fonte de aplicativos e um meio fácil onde seus desenvolvedores podem disponibilizar seus softwares de forma rápida pré-compilada para versões do seu ubuntu.


Deixando a polemica de lado vamos ao que interessa, basta digitar no terminal os comando abaixo.

sudo add-apt-repository ppa:cheleb/blender-svn
sudo apt-get update
sudo apt-get install blender

A desvantagem de usar esse repositório é que  ele sempre traz as versões mais recentes e instáveis do Blender. Isso pode ser um problema se você estiver em ambiente de produção. Você pode colocar um projeto a perder se usar uma versão instável.

Pra evitar de ter que instalar cada dependência necessária, você pode instalar a versão oficial do blender que esta no repositório e simplesmente baixar a versão mais recente direto do site do Blender, descompactar em uma pasta qualquer e executar-lo de lá. Assim você só terá a versão que você quiser.

Postagens mais visitadas deste blog

Ton Roosendaal sai em favor da liberdade da internet

O presidente da Fundação Blender (Holanda) de software de mesmo nome, se manifestou em favor dos protestos que estão ocorrendo no mundo contra as leis que ferem a liberdade da internet. Veja parte do texto traduzido abaixo. Ton Roosendaal escreve:      " Blender Foundation é para uma internet aberta e livre , e está preocupado sobre como proteção de direitos autorais está colocando em risco direitos digitais na UE e nos EUA.      Eu estou apoiando integralmente os protestos de hoje contra o projeto SOPA que possam ser aceito nos EUA. Com Blender Foundation sendo estabelecida nos Países Baixos , gostaria de enfatizar que idéias semelhantes ou já foram ou estão sendo estabelecidas lobbied aqui e em outros países europeus .. " Para mais detalhes acesse o link do site blender.

Ubuntu TV - No embalo da demanda

Seguindo um formato que chegou para ficar. A canonical lançou em Las Vegas seu projeto embarcado de sistema para TVs digitais com foco em vídeos por demanda. O Ubuntu TV. O projeto visa atingir os USA e China. confira o vídeo   Isso que significa que pra quem produz animações em formato opensource talvez tenha exibição garantida em tvs que rodem Ubuntu TV.

Knife e Edge Slide no Blender 2.60

Modelando alguns objetos, precisei manipular faces por meio de cortes e movimentar arestas sem modificar o formato de dos objetos. Isso só é possível por meio da ferramenta knife e Edge Slide. Porém desde o blender 2.50 a forma de acessar essas ferramentas mudou um pouco e é isso iremos ver neste post.