Complementando a última matéria. Eu havia falado sobre o sistema de animação do blender 2.50. Bem vou falar hoje especificamente sobre Dopesheet, pois pra quem estava acostumado com o Action editor agora ele esta dentro da Dopesheet.
Para poder acionar esta opção deve haver pelo um osso(bone) na cena e a visualização deve esta em "Pose mode". Faça uma divisão na tela pra facilitar as coisas.
É necessário acionar o Action Editor na barra do Dopesheet. |
O Action editor facilita a animação de personagem, principalmente em situações que a animação precisa repetir movimentos. Como por exemplo a caminhada de um personagem, o que chamamos de Walk Cycle. Na verdade Action editor é excelente pra animação de caracter em muitas situações.
Para que o action editor funcione corretamente devemos acionar alguns elementos. Primeiro devemos adicionar um bloco de dados, no qual iremos gravar todos nossos movimentos.
Segundo, para que as informações de movimento sejam gravadas no bloco automaticamente. Devemos acionar o botão vermelho de gravação na barra Time Line e escolher a opção Frame Dropping.
Pronto! agora é só brincar com seu personagem que todos os movimentos serão gravados facim-facim.