Pular para o conteúdo principal

Menipulação de Bones no Blender 2.54

Como estou me dedicando no momento a explorar os métodos de animação no Blender 2.50. Existem algumas teclas de atalhos que são uma mão na roda e ajudam muito em termo de velocidade na tarefa de composição dos ossos na kinematic e controle de movimentos.




Então vamos lá

Com modo de edição selecionado, vá na guia armature na opção display escolha b-bone , nesse modo fica mais simples visualizar os bones além do  posicionamento com outros objetos com solo etc.

Perceba que os bones ficarão muito grandes dai é só teclar Alt+Ctrl+S para alterar o a escala proporcional dos bones.

Agora listarei algumas teclas de atalho no modo pose.

Ctrl+N: alterar o eixo z do bone para cima.

Ctrl+P: como dois bones selecionados, abrirá a caixa de dialgo make a parent com as seguintes opções:

        connected: junta os dois bones selecionados
        keep offset: Apenas relaciona os bones, aparecerá uma linha pontilhada.

Shift+I: com os dois bones selecionados, ele cria a kinematica inversa entre eles.
Alt+R: limpa a rotação dos bones selecionados no modo pose.

Alt+G: Limpa a localização dos bones selecionados. cuidado com essa tecla, pois colocar o bone em sua posição original na animação, mesmo que já tenha feito vários movimentos.

Espelhar partes do esqueleto

Se estiver fazendo um esqueleto para um personagem, dai você pensa: - Vai dar trabalho ajustar o esqueleto aos dois lados do personagem.

Na verdade você não precisa ter todo esse trabalho. Supondo que você já ajustou seu personagem em visão frontal do blender e criou ao a coluna e apenas um lado do esqueleto, você fará os seguintes passos em modo de edição do esqueleto:

1- Nomeie todos os ossos dessa maneira, se for o lado esquerdo escreva no final ".L" se for direito ".R" esse é o padrão usado pelo Blender.

2- Alinhe o cursor ao eixo central do seu esqueleto e mude o Pivot point para 3d curso.





3- Selecione as partes que serão espelhadas e clique em Shift+D para duplica-las.

4- Após duplicar as partes elas ficarão selecionadas.  Dai é só teclar "S", "X", depois "-1" e pronto. As pastes duplicadas estarão perfeitamente espelhadas.


Mas falta um detalhe. Para que os nomes desse bones duplicados correspondam ao lado oposto, ou seja, "perna.L" e "perna.R". Você precisa selecionar os bones ir na opção armature e selecionar a opção Flip names.



  É issoa ai, até a próxima.


Postagens mais visitadas deste blog

Ton Roosendaal sai em favor da liberdade da internet

O presidente da Fundação Blender (Holanda) de software de mesmo nome, se manifestou em favor dos protestos que estão ocorrendo no mundo contra as leis que ferem a liberdade da internet. Veja parte do texto traduzido abaixo. Ton Roosendaal escreve:      " Blender Foundation é para uma internet aberta e livre , e está preocupado sobre como proteção de direitos autorais está colocando em risco direitos digitais na UE e nos EUA.      Eu estou apoiando integralmente os protestos de hoje contra o projeto SOPA que possam ser aceito nos EUA. Com Blender Foundation sendo estabelecida nos Países Baixos , gostaria de enfatizar que idéias semelhantes ou já foram ou estão sendo estabelecidas lobbied aqui e em outros países europeus .. " Para mais detalhes acesse o link do site blender.

Ubuntu TV - No embalo da demanda

Seguindo um formato que chegou para ficar. A canonical lançou em Las Vegas seu projeto embarcado de sistema para TVs digitais com foco em vídeos por demanda. O Ubuntu TV. O projeto visa atingir os USA e China. confira o vídeo   Isso que significa que pra quem produz animações em formato opensource talvez tenha exibição garantida em tvs que rodem Ubuntu TV.

Knife e Edge Slide no Blender 2.60

Modelando alguns objetos, precisei manipular faces por meio de cortes e movimentar arestas sem modificar o formato de dos objetos. Isso só é possível por meio da ferramenta knife e Edge Slide. Porém desde o blender 2.50 a forma de acessar essas ferramentas mudou um pouco e é isso iremos ver neste post.