Como estou me dedicando no momento a explorar os métodos de animação no Blender 2.50. Existem algumas teclas de atalhos que são uma mão na roda e ajudam muito em termo de velocidade na tarefa de composição dos ossos na kinematic e controle de movimentos.
Então vamos lá
Com modo de edição selecionado, vá na guia armature na opção display escolha b-bone , nesse modo fica mais simples visualizar os bones além do posicionamento com outros objetos com solo etc.
Perceba que os bones ficarão muito grandes dai é só teclar Alt+Ctrl+S para alterar o a escala proporcional dos bones.
Agora listarei algumas teclas de atalho no modo pose.
Ctrl+N: alterar o eixo z do bone para cima.
Ctrl+P: como dois bones selecionados, abrirá a caixa de dialgo make a parent com as seguintes opções:
connected: junta os dois bones selecionados
keep offset: Apenas relaciona os bones, aparecerá uma linha pontilhada.
Shift+I: com os dois bones selecionados, ele cria a kinematica inversa entre eles.
Alt+R: limpa a rotação dos bones selecionados no modo pose.
Alt+G: Limpa a localização dos bones selecionados. cuidado com essa tecla, pois colocar o bone em sua posição original na animação, mesmo que já tenha feito vários movimentos.
Espelhar partes do esqueleto
Se estiver fazendo um esqueleto para um personagem, dai você pensa: - Vai dar trabalho ajustar o esqueleto aos dois lados do personagem.
Na verdade você não precisa ter todo esse trabalho. Supondo que você já ajustou seu personagem em visão frontal do blender e criou ao a coluna e apenas um lado do esqueleto, você fará os seguintes passos em modo de edição do esqueleto:
1- Nomeie todos os ossos dessa maneira, se for o lado esquerdo escreva no final ".L" se for direito ".R" esse é o padrão usado pelo Blender.
2- Alinhe o cursor ao eixo central do seu esqueleto e mude o Pivot point para 3d curso.
3- Selecione as partes que serão espelhadas e clique em Shift+D para duplica-las.
4- Após duplicar as partes elas ficarão selecionadas. Dai é só teclar "S", "X", depois "-1" e pronto. As pastes duplicadas estarão perfeitamente espelhadas.
Mas falta um detalhe. Para que os nomes desse bones duplicados correspondam ao lado oposto, ou seja, "perna.L" e "perna.R". Você precisa selecionar os bones ir na opção armature e selecionar a opção Flip names.
É issoa ai, até a próxima.